SVG e a importância do seu uso na logo

ipad-820272_1920

SVG (Scalable Vector Graphics) são formatos de gráfico do futuro da web, que oferecem resolução independente, inteiramente escalável e gráficos perfeitos. Utiliza XML para definir caminhos e formatos, para criar seu gráfico. Passando por JPG e PNG, o SVG é a solução para os displays de retina, e até fica melhor nos displays normais. Você pode pensar nele como sendo o equivalente do HTML para imagens.

Pela sua habilidade única de poder alterar de tamanho impecavelmente, o SVG é um ótimo formato para se usar no webdesign responsivo. Não importa o tamanho da tela, a imagem poderá alterar de tamanho de acordo com o display e continuará a ficar perfeita, sendo em qualquer monitor, tablet ou celular. Isso também serve para displays de retina.

O SVG permite três tipos de objetos gráficos até agora:

  • formas geométricas vetoriais (linhas e curvas descritas matematicamente, ao contrário das imagens bitmap compostas por pixels)
  • imagens raster / bitmap
  • texto

As imagens no formato SVG podem ser gravadas com a compressão gzip, sem perda de dados, podendo-se chamar neste caso, ficheiros SVGZ. Devido ao XML conter muitos dados redundantes, pode ser comprimido, resultando em ficheiros bastante menores. No entanto muitas vezes, o formato SVG já é por si menor que a sua versão em raster.

O design responsivo é tão importante quanto o design no computador, dada a quantidade de pessoas que utilizam celulares para utilizar a internet hoje em dia. Por isso, é tão importante ter uma logo que se adapte a diversos tamanhos de displays, sem que altere a qualidade da mesma.

Vantagens de utilizar:

  • A logo se adapta a qualquer tamanho.
  • Fica ótima em displays de retina.
  • Não perde claridade, exceto por tamanhos muito pequenos.
  • Correção óptica para tamanhos muito pequenos.

Utilizar o SVG, economiza bastante tempo não tendo que criar uma logo com 2 vezes o tamanho original para retina.

Deixe um Comentário